quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Municipalização de escolas estaduais é tema de audiência pública


ESTEIO. 
A proposta para passar a gestão das escolas estaduais de Ensino Fundamental Tomé de Souza e Ezequiel Nunes Filho do Governo do Estado para a Prefeitura de Esteio foi apresentada e debatida na noite de 30 de outubro, durante audiência pública no Salão Nobre do Paço Municipal. O espaço lotou com a presença de representantes dos poderes Executivo e Legislativo estadual e municipal, de servidores, de pais de alunos e de estudantes das duas instituições de ensino. Pelo projeto, o Executivo Municipal assumiria a administração delas já a partir do ano letivo de 2020.
 “Estamos trabalhando na construção de um novo horizonte para o futuro”, destacou o secretário de Educação interino, Leonardo Pascoal. “A ideia é assegurar a manutenção dessas escolas por muito tempo e evitar, como ocorreu em outros municípios, o encerramento de atividades. Queremos reduzir a ociosidade de espaços nessas instituições, que são um patrimônio público, mantidas com dinheiro público e, por isso, precisam ser utilizadas de modo eficiente”, comentou o prefeito, que mencionou que a mudança está sendo acompanhada pela Promotoria Regional de Educação do Ministério Público Estadual, para garantir que a legislação está sendo cumprida. As tratativas para municipalização tiveram início em junho deste ano, em uma reunião realizada em Porto Alegre entre Pascoal e o secretário estadual de Educação, Faisal Karam.

Encontro aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura
FOTO: Eduardo Baratto Leonardi/Divulgação/PME
EXPLICAÇÕES - Ele explicou aos servidores que, com a adesão das duas escolas à rede da secretaria Municipal de Educação (SME) esteiense, os atuais professores, contratados em concursos promovidos pelo Governo do Estado, serão convidados a permanecer onde atuam, com a cedência pelo Estado ao Município dos profissionais. Profissionais com contrato temporário não serão desligados, mas remanejados. Há a previsão de abertura de novas turmas e a manutenção das já existentes, com os atuais alunos tendo sua matrícula assegurada e, assim, podendo permanecer na escola com os mesmos colegas. Funcionários da Prefeitura estão conduzindo um levantamento estrutural tanto na Tomé quanto na Ezequiel para identificar as atuais condições dos prédios. “De início, o plano é investir cerca de meio milhão de reais em medidas que sejam mais urgentes, já durante o período das férias de verão. Há um plano de investimentos já desenhado para promover nas escolas as mesmas ações que fizemos nas instituições da rede municipal de ensino”, ressaltou Pascoal. Ele apontou, como exemplos, abertura de Sala de Inovação, entrega de Chromebooks (pequenos laptops com acesso à plataforma Google for Education voltados para uso em sala de aula), construção de quadra poliesportiva coberta, entre outras reformas gerais, citando o caso do Programa de Melhorias Estruturais das Escolas Municipais. Entre julho e setembro deste ano, as sete escolas municipais de Educação Infantil (EMEI) e as 18 de Educação Básica (EMEB) fizeram a qualificação de seus espaços físicos utilizando R$ 738.972,01 repassados pela Prefeitura.

BENEFÍCIOS PARA AS ESCOLAS E ALUNOS
Outro benefício seria a ampliação do repasse mensal para as instituições, através do Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola (PMDDE), cujos valores seriam duas ou três vezes maiores que os atuais encaminhados pelo Estado, conforme estimativa da SME. As escolas terão a qualificação da merenda escolar e também do currículo, que passará a seguir o conteúdo estipulado pelo Referencial Curricular da Rede Municipal de Esteio, inclusive com as alterações previstas para o próximo ano letivo para toda a rede esteiense, como a introdução de aulas de espanhol, de música, de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e de Tecnologias e Inovação. Os professores e equipes das escolas serão incluídos nas ações de formação da SME que, em 2009, já promoveu mais de 30 mil horas de capacitações.

INTEGRANTES DO ESTADO DÃO PARECER SOBRE O ASSUNTO
A diretora adjunta do Departamento de Apoio aos Municípios (DAM) da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Virgínia Bobsin Tietbohl, demonstrou as referências legais para a realização da alteração de mantença, nome técnico para a troca de gestão das escolas. “Essa prática não é nova. O regime de colaboração mediante Arranjo de Desenvolvimento da Educação está previsto há anos como instrumento de gestão pública para a melhoria da qualidade social da educação”, salientou. “Essa é uma medida para preservar a trajetória da escola no território, atender a demanda do Município por espaços, organizar a estrutura do ensino e valorizar e preservar os espaços públicos”, concluiu. A audiência foi conduzida pela coordenadora da 27ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE), Sônia Rosa. Representantes dos professores e de pais de alunos das duas escolas, além de integrantes do sindicato dos docentes e da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, tiveram espaço para apresentar seus comentários e argumentos durante o encontro. Além do prefeito, participaram da atividade o vice-prefeito, Jaime da Rosa, secretários municipais, o presidente da Câmara Municipal, Euclides Castro, acompanhado por seus colegas, entre outras autoridades.

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Operação Integrada de Segurança é realizada em Sapucaia do Sul


SAPUCAIA DO SUL.        
       Guarda Municipal, Brigada Militar e Polícia Civil trabalharam no dia 23 de outubro, de forma integrada, em Sapucaia do Sul. Mais uma Operação Integrada Metropolitana, do Programa RS Seguro, foi realizada durante a tarde e a noite, em diferentes bairros da cidade.  Na ação, 273 pessoas, 149 veículos e 20 motos foram abordados.  
Dez estabelecimentos foram vistoriados
FOTO: Divulgação
        Conforme o secretário de Segurança e Trânsito, Arno Leonhardt, as operações integradas acontecem uma vez ao mês. “É uma ação de prevenção da violência, que ocorre de forma simultânea, nas cidades da Região Metropolitana”, disse. A operação teve como foco o enfrentamento aos roubos, principalmente de veículos, de cargas e roubos a pedestres. A Secretaria de Indústria Comércio, Agricultura e Abastecimento também participou com fiscalização em estabelecimentos comerciais. Dez estabelecimentos foram fiscalizados.
Ao final da operação, foi realizada uma Balada Segura na Avenida Mauá. Foram feitos 63 testes de etilômetro (bafômetro), e dois motoristas foram autuados, sendo um por embriaguez e o outro por recusa em realizar o teste. Duas CNH e um veículo foram recolhidos. A ação também registrou outras oito autuações.  

Câmara aprova moção de repúdio à Aneel

ESTEIO.
O Legislativo de Esteio aprovou, por unanimidade, moção de repúdio à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), de autoria do vereador Sandro Severo (PSB). O documento se refere à proposta feita pela entidade de criar nova taxa sobre a geração de energia solar. A iniciativa ocorreu durante a sessão ordinária realizada no dia 22 de outubro.
De acordo com Sandro Severo, tal cobrança desestimularia a instalação de placas solares, um método de produção de energia considerado limpo. “Hoje, 100% da energia solar produzida é gerada em crédito para o consumidor e essa medida visa reduzir essa compensação para apenas 68%, sendo assim uma cobrança de 32% na energia que produzimos, diminuindo ainda mais as vantagens dessa adoção, que já prevê um investimento inicial alto”, afirmou, reforçando que a taxação é um retrocesso quanto ao desenvolvimento e crescimento da sustentabilidade.

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Cerpics é inaugurado em Esteio


Um espaço que reúne recursos terapêuticos alternativo de saúde, baseados em conhecimentos tradicionais, com massagem, homeopatia, fitoterapia, ioga, reiki, cromoterapia a acupuntura. Essa é a proposta do Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares (Cerpics), que foi inaugurado, oficialmente, no dia 21 de outubro. O Centro, que vai ofertar, ainda, dança circular e musicoterapia, atende junto ao Centro de Atenção Psicossocial Aquarela (Caps II), na Rua dos Ferroviários, 335. Antes da inauguração, a cantora Karine Cunha fez uma apresentação acompanhada do grupo de usuários da Academia de Saúde Novo Esteio. O Cerpics reúne recursos terapêuticos alternativos de saúde baseados em conhecimentos tradicionais, além de um espaço com acessibilidade, e também terá dança circular e musicoterapia. Antes de ter um espaço próprio, as práticas já são proporcionadas em algumas unidades básicas de saúde e também no Centro Integrado de Atenção em Saúde (Cias). 
Solenidade ocorreu na Rua dos Ferroviários
FOTO: Djalma Corrêa Pacheco/Divulgação/PME
O acesso ao serviço ocorre através de encaminhamento pela rede de atenção básica, por meio de consultas nas unidades de saúde. As práticas integrativas e complementares não substituem o tratamento tradicional. Elas são um adicional, um complemento no tratamento e indicadas por profissionais específicos conforme as necessidades de cada caso. Conforme o Ministério da Saúde, essas atividades são reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que orienta a adoção delas nos sistemas nacionais de saúde, como o SUS, que utiliza esses recursos desde 2006.

Feira de Gastronomia de Rua ocorrerá no próximo domingo


ESTEIO.

No domingo, 27 de outubro, acontecerá mais uma edição da Feira de Gastronomia de Rua, em Esteio. O evento, promovido pela secretaria de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo (SMCTE), contará com 20 food trucks e ocorrerá das 11h às 20 horas, permitindo que se almoce ou jante - ou as duas coisas - por lá. Além dos alimentos, a Feira também vai expôr os artesanatos feitos pelos participantes do Programa de Inclusão Produtiva da Prefeitura. O evento será no canteiro central da Avenida Governador Ernesto Dornelles (Avenida do Carnaval), no bairro Santo Inácio. Assim como na edição anterior, o público terá oportunidade de votar nos melhores lanches e contemplar três empreendedores com o prêmio The Best Food Esteio. Após comprar o primeiro produto, o visitante receberá uma cédula, na qual fará a avaliação do estabelecimento e a depositará em uma urna. A premiação, além de reconhecer o talento do empreendedor no mercado de rua gastronômico, objetiva valorizar o cozinheiro, a estrutura de seu negócio, bem como o atendimento oferecido e sua criatividade.


sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Brigada Militar entrega brinquedos para crianças no bairro Guajuviras


CANOAS. 
Diversas crianças foram agraciadas com o presente
FOTO: Divulgação/BM
A 5ª Companhia do 15º Batalhão de Polícia Militar (15º BPM) e a Companhia de Choque, de Canoas realizaram no dia 11 de outubro, a entrega de brinquedos em uma comunidade carente. A atividade foi alusiva ao Dia das Crianças, onde os policiais militares arrecadaram o dinheiro e compraram os brinquedos doados para as crianças do condomínio MQ4, situado no bairro Guajuviras. O objetivo da ação foi aproximar a comunidade do policiamento e fomentar tanto nos policiais como na própria comunidade o sentimento de humanidade e respeito ao próximo.

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Apresentador da Rádio e TV Esteio News ganha honraria do Legislativo de Esteio


                                                                                                          
Sandro Severo e Matheus Felipe
FOTO: Divulgação/CME
ESTEIO . O apresentador da Rádio e TV Esteio News, Matheus Felipe Ferreira recebeu uma moção de parabenização, da Câmara de Vereadores de Esteio, através do vereador Sandro Severo (PSB). A entrega da honraria ocorreu no dia 08 de outubro, no gabinete do parlamentar. A distinção recebida por Matheus foi em função da conquista do prêmio “Top Ser Humano”, conferido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH – RS), na categoria “Conhecimento”. Formado em Relações públicas e pós-graduando em Diversidade e práticas inclusivas nas Organizações e membro do Pride Connection Brasil, o acadêmico recebeu a premiação pela elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que teve como tema o posicionamento comunicacional das cinco melhores empresas para trabalhar em termos de diversidade, segundo a Great Place to Work (GPTW) Brasil. O parlamentar salienta a importância de trabalhos como este para uma sociedade cada vez mais inclusiva.

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Biblioteca Rui Barbosa lança a campanha "Leve, Leia e Devolva"


ESTEIO - A Biblioteca Municipal Rui Barbosa, localizada nas dependências da Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya, iniciou a campanha “Leve, Leia e Devolva”. A ação foi desenvolvida devido ao número de livros com atraso na devolução. Itens que passaram do prazo de 15 dias devem ser retornados, assim que possível, à biblioteca, para que mais pessoas possam ler.
O servidor da biblioteca Alexandre Lima de Souza explica que muitas vezes as pessoas acabam esquecendo a data de entrega. “Acontece de deixar passar, então quando passa o prazo de 15 dias, ligamos para o usuário e informamos. Passado esse tempo, é realizada uma visita ao endereço fornecido no cadastro para tentar resgatar os exemplares. Após, se não for realizada a devolução, o empréstimo é suspenso. Nosso acervo está aqui para uso coletivo, alguns desses volumes que não são devolvidos são únicos no acervo e até raros de encontrar”, disse Souza.
Biblioteca fica na Casa de Cultura
FOTO: Adriano Rocha da Rosa/Divulgação/PME
No total são 27 livros em atraso e 11 exemplares extraviados, ou seja, que desaparecem das prateleiras. Os exemplares podem ser devolvidos de segunda-feira a sexta-feira, das, 8 horas ao meio dia e das 13h às 20 horas. A biblioteca fica na Rua Padre Felipe, 900, Centro. Mais informações pelo telefone 3473-0414.

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Entroncamento entre a RS 040 e a RS 118 deve estar pronta até dezembro


Considerado um dos gargalos na malha rodoviária da Região Metropolitana, o entroncamento da RS-040 com a RS-118 está próximo de ter uma solução. O viaduto que a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) está erguendo no local, em Viamão, deve ser concluído até o final deste ano. A obra, que conta com investimento de cerca de R$ 20 milhões, tem o objetivo de organizar o fluxo de veículos, permitindo que os motoristas que se deslocam entre o Litoral Norte e a Capital trafeguem pela parte elevada da estrutura, sem a interferência de quem acessa a RS-118.

Viaduto interliga duas grandes vias expressas
FOTO: Divulgação
FLUIDEZ - "Sabemos das dificuldades que o Estado enfrenta, mas seguimos firmes no propósito de qualificar nossas rodovias", diz o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella. "Esse viaduto dará maior fluidez e segurança ao tráfego, principalmente em época de veraneio. Quem for a praias como Cidreira e Pinhal neste fim de ano já sentirá os benefícios da obra". O viaduto na RS-040 tem pista dupla e 500 metros de extensão. O lado direito, no sentido Litoral-Porto Alegre, está finalizado. No momento, os trabalhos concentram-se no outro lado, onde já foram concluídos os pilares e as vigas. O próximo passo é a execução das lajes, os acessos e o muro de contenção da rua lateral.

ENTRONCAMENTO PROBLEMÁTICO
Conforme o diretor-presidente da EGR, Urbano Schmitt, “a obra está recebendo acompanhamento permanente em todas as etapas de sua execução e, quando concluída, representará a transformação de um entroncamento que historicamente sempre foi problemático, pois tratam-se de rodovias com fluxo considerável”. A EGR é responsável por 83 km da RS-040, assim como por 14 km da RS-784. As rodovias recebem manutenção constante, roçada e capina, além de dispor dos serviços de guincho e ambulância, com recursos da praça de pedágio de Viamão.

Kekê Karaokê é agraciado com uma menção honrosa do Legislativo de Esteio


ESTEIO - Durante a sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Esteio, realizada no dia 1º de outubro, o vereador Leonardo Dahmer (PT) prestou uma homenagem ao artista Kekê Karaokê, com a entrega de um certificado de menção honrosa em reconhecimento às ações prestadas em prol da cultura do município. Clerton Cordeiro Abreu, que é cearense, esteve à frente de diversas atividades culturais de Esteio e da região do Vale dos Sinos na década de 90. O apresentador, que é também intérprete e locutor, entre outros talentos, segue trabalhando musicalmente em sua terra natal e está realizando turnê pelo Rio Grande do Sul. No mês de setembro promoveu diversos eventos em Esteio, com grande participação da comunidade, como o 1º Revival Anos 90.
Leonardo Dahmer e Kekê Karaokê
FOTO: Divulgação/CME


quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Aberta as inscrições para o processo seletivo de guardas-vidas civis temporários

Prazo final se encerra em 15 de outubro
FOTO: Robson Alves/Divulgação

ESTADO - O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) abriu processo seletivo para a contratação de até 600 guarda-vidas civis temporários. Os profissionais atuarão de novembro de 2019 a abril de 2020, podendo esse período ser reduzido conforme necessidade do CBMRS. Os guarda-vidas civis executarão as funções relacionadas à atividade de salvamento aquático, sempre supervisionados e sob comando dos bombeiros militares, aos quais estarão, administrativa e operacionalmente, subordinados. As inscrições serão realizadas através do site do Corpo de Bombeiros Militares RS até 15 de outubro. O salário no período de treinamento, R$ 2.000. No período de contratação, R$ 2.000, mais acréscimo de 100% a título de risco de vida. 
Informações no endereço eletrônico www.bombeiros.rs.gov.br.