sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Professores e servidores do Estado realizaram protesto no Centro


ESTEIO.
Manifestação terminou em frente a Escola Caetano
Com palavras de ordem e até a presença de um caixão, cerca de 300 pessoas, entre maioria de professores e servidores das escolas estaduais de Esteio participaram na noite do dia 28 de novembro, de uma manifestação, em defesa da educação pública de qualidade. Vestidos com roupas pretas e velas, o protesto teve início por volta das 19 horas, onde os manifestantes se concentraram na Praça do Expedicionário, na área central da cidade. Em seguida, o grupo sai em caminhada pela Avenida Dom Pedro até a Rua Padre Felipe. No entroncamento das duas vias, servidores municipais, por intermédio do Sisme e integrantes do Cursinho Popular do Brasil também aderiram a manifestação. Em seguida, os participantes realizaram uma manifestação, em frente a casa do vice-governador Ranolfo Vieira Júnior (PTB). No local fizeram uma encenação, com onde foi queimado pacote e enterrado simbolicamente o caixão.
Uma das organizadoras da atividade, Michele Moura falou que o objetivo é chamar a atenção da sociedade sobre o projeto de lei que está tramitando na Assembleia Legislativa que trata de mudanças, no que tange ao plano de carreira dos professores e funcionários da educação. “A caminhada luminosa é para que as pessoas tomem conhecimento das alterações que vai mudar toda a concepção da educação nas escolas, mais precisamente com os professores”, destacou Michele.
Professores de escolas da cidade, durante o ato
FOTOS: Michele Moura/Divulgação
Também estiveram na manifestação integrantes do 20º Núcleo do CPERS/RS, que engloba integrantes de Esteio, Sapucaia do Sul, Nova Santa Rita e Triunfo. O ato estava previsto para ocorrer em praticamente em todas as cidades do RS. O encerramento foi marcado através de um abraço simbólico na Escola Estadual Caetano Gonçalves da Silva.

terça-feira, 26 de novembro de 2019

Homem é preso com drogas no Parque Amador


ESTEIO.
Um indivíduo foi preso na tarde de 26 de novembro, numa rua no bairro Parque Amador, em Esteio, suspeito de estar envolvido com o tráfico de drogas. A detenção ocorreu por volta das 15 horas, por uma guarnição do 34º BPM.
Segundo informações do Batalhão, PMs estavam realizando um patrulhamento de rotina, quando avistaram um homem em atitude suspeita. Após ser abordado e foi revistado foi encontrado dez pinos de cocaína, um prensado de maconha e uma quantia de R$ 470,00, em dinheiro. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao indivíduo, que foi conduzido ao Hospital São Camilo para exame de lesões e em seguida levado para a DP local.


Foi apreendido drogas e dinheiro
FOTO: Divulgação/BM

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Dada a largada para o carnaval de rua 2020


ESTEIO.
Organizadores da festa participaram do lançamento
FOTO: Eduardo Baratto Leonardi/Divulgação/PME
Apesar de ainda faltar cerca de três para a folia de Momo, Esteio já vem se preparando para um dos mais importantes eventos da cidade. No dia 20 de novembro, ocorreu a festa de lançamento do Carnaval de rua do município, no Piano Bar da Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya. Prestigiaram o evento integrantes de blocos carnavalescos e das agremiações, da Liga das Escolas de Samba e Blocos de Esteio (Liesbe) e a Prefeitura, como apoiadora da atividade.
Passarão pela passarela do samba, montado no Parque Assis Brasil três blocos e cinco escolas de samba, com início a partir das 21 horas.
“Nós temos percebido um crescimento do Carnaval nos últimos anos, desde que o Parque Assis Brasil passou a receber o desfile. São visíveis os avanços na estrutura física, tanto para os integrantes de blocos e escolas quanto para o público, e também na organização. Quem esteve no evento em 2019 viu uma avenida bonita, pintada e com bastante iluminação. Para a próxima edição, vamos melhorar ainda mais”, comentou o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Rafael Figliero.

CRONOGRAMA
Antes do desfile, o cronograma do Carnaval esteiense prevê a realização, em 18 de janeiro, da escolha da nova corte e mostra de sambas-enredo, a partir das 20 horas, no Ginásio Silvio Batista, na Vila Osório. Depois, em 16 de fevereiro, às 16 horas, está agendada a Muamba, na Avenida Governador Ernesto Dornelles, também conhecida como Avenida do Carnaval, no bairro Santo Inácio. Além da divulgação das datas, foi realizado o sorteio da ordem de ingresso das instituições no desfile. Primeiro passarão pela avenida, a ser montada, mais uma vez, nas proximidades do portão 7 do Parque (acesso pela Avenida Celina Kroeff, esquina com a Rio Branco), os blocos Tom do Samba, Camisa Verde e Rosa e Princesa Africana. Na sequência, virão as escolas SER Styllus, Negritude, Salgueiro, Mocidade e Viradouro.
 
Desfile acontece nas proximidades do portão 7
FOTO: Divulgação/PME

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Crianças do bairro Primavera recebem a visita do Papai Noel


ESTEIO.
Faltando pouco mais de 30 dias para o Natal, policiais militares do 34º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Esteio puderam realizar o sonho de aproximadamente trinta crianças do primeiro e segundo ano da Escola Estadual de Ensino Médio Maria Sirley Vargas Ferraz, o Caic, localizado no bairro Primavera. A ação faz parte da segunda edição do Policial Noel.
Segundo informações dos organizadores, no início do mês de novembro, 32 crianças escreveram cartas ao Papai Noel solicitando presentes de Natal. Imediatamente, 32 policiais adotaram essas cartas e adquirindo o presente solicitado.
Para fazer a entrega do tão sonhado presente, um PM foi caracterizado de Papai Noel. Além disso houve uma festa com doces e salgados, que foi adquirido através dos parceiros do Proerd Esteio.
O Batalhão destaca que a instituição pertence ao Programa RS Seguro.


Entrega dos brinquedos ocorreu na instituição
FOTO: Divulgação/BM Esteio

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Carteira de Trabalho somente na versão digital


ESTADO/PAÍS.
O serviço de encaminhamento de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) será encerrado, nas 120 agências FGTAS/Sine e unidades Balcão Cidadão, dia 13 de dezembro, conforme comunicação oficial recebida da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do RS (SRTE-RS). Os trabalhadores que têm agendamentos estão sendo contatados para anteciparem seus atendimentos. A partir de 16 de dezembro, os trabalhadores terão acesso somente à versão digital do documento. Serão encaminhadas carteiras físicas apenas para trabalhadores contratados por microempreendedores individuais até janeiro de 2020 e órgãos públicos e organizações internacionais até abril de 2020, conforme prazo de obrigatoriedade do eSocial.
De acordo com a Portaria nº 1.065, de 23 de setembro de 2019, publicada no Diário Oficial da União do dia 24 de setembro de 2019, pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, a Carteira de Trabalho digital é equivalente à versão física e está previamente emitida a todos os inscritos no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), sendo necessária apenas a habilitação.
O acesso à Carteira de Trabalho digital pode ser feito por meio de computador ou celular com conexão de internet, no site do governo federal ou baixado, gratuitamente, pelo aplicativo disponível nas lojas virtuais Play Store e App Store.

eSocial - No momento da contratação, o trabalhador precisará informar somente o número do CPF. Para o empregador, as informações prestadas no eSocial substituem as anotações realizadas anteriormente no documento físico. Dessa forma, antes do início das atividades do trabalhador, o empregador deverá enviar, ao eSocial, o evento S-2200 (Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador).
Caso não tenha todos os dados nesse momento, poderá enviar imediatamente o evento S-2190 (Admissão Preliminar), com informações simplificadas, e depois complementar os dados com o evento S-2200, respeitando os prazos previstos no Manual de Orientação do eSocial. O envio dessas informações ao eSocial terá valor de assinatura de carteira. O trabalhador poderá ver o contrato de trabalho na Carteira digital 48 horas após o envio da informação.

DO PAPEL PARA O DIGITAL

Após mais de 60 anos, a CT somente no virtual
FOTO: Divulgação
Eventos como alteração salarial, gozo de férias ou desligamento não serão exibidos na Carteira de Trabalho digital imediatamente, por dois motivos: o primeiro é que o prazo para prestação de informação desses eventos no eSocial, pelo empregador é, em regra, até o dia 15 do mês seguinte ao da ocorrência para a maioria dos eventos, e, em até 10 dias, no caso de desligamento. O segundo motivo é que há um tempo de processamento entre a recepção da informação no eSocial e sua disponibilização no sistema da CTPS digital. Há um tratamento da informação, sua inclusão no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), para só então ser apresentada na CTPS digital. Esse processamento garante que os dados exibidos na CTPS digital sejam os mesmos que serão utilizados pelo INSS para a concessão de benefícios.

terça-feira, 12 de novembro de 2019

Escolhida a nova corte da Diversidade de Canoas


CANOAS.
Beleza e representatividade marcaram o evento
FOTO: Vinicius Thormann/Divulgação
A cidade de Canoas conheceu sua nova Corte da Diversidade, em um desfile de beleza, desenvoltura e, principalmente, de representatividade. O evento foi realizado no dia 09 de novembro. Ao todo, 14 candidatos disputaram a faixa em três categorias diferentes. Mirella Louisi foi a vencedora da categoria Miss Diversidade da 10ª edição do evento. Já a nova Miss Trans Diversidade é Lavínia da Silva Padilha; e Lucas Matheus Porto Costa foi escolhido o Mister Diversidade. O Destaque Diversidade 2019 foi escolhido pela população em uma votação on-line que obteve mais de 9 mil votos. O preferido do público foi Matheus Becker. Todos os vencedores irão representar Canoas em eventos oficiais LGBT e em atividades relacionadas à pauta dos direitos humanos. Os candidatos realizaram dois desfiles, um com trajes esporte e o outro de gala. Além da beleza e desenvoltura, os concorrentes também foram avaliados pela representatividade da causa LGBT na sociedade e pela resposta dada às perguntas dos sete jurados, que abordaram temas como o respeito à diversidade, a importância do protagonismo LGBT e a luta contra o preconceito.


PROTAGONISMO - O secretário dos Direitos Humanos e Participação Social (SMDHPS) e um dos jurados, Roberto Tietz, comenta que o evento buscou encontrar representantes da causa e que consigam desenvolver o protagonismo LGBT na sociedade. “Precisamos fomentar o debate, dar e ouvir a voz dessas pessoas. O que a gente viu no desfile foi uma demonstração de amor e dedicação, não só pela causa, mas pelo ser humano”, salienta Tietz. Segundo o coordenador do evento e diretor das Políticas das Diversidades e Comunidades Tradicionais de Canoas, Saulo Gil, a 10ª edição entrou para a história da diversidade do município pela grandeza do evento e pela disputa que aconteceu. “Elegemos uma corte de militantes, que está engajada na causa e busca a representatividade LGBT. Canoas é um exemplo em políticas públicas para a diversidade, não apenas no próprio município, mas em toda a região”, ressalta Saulo.


Em busca do empoderamento e pela luta dos direitos
Mirella destaca que a Corte precisa, cada vez mais, de pessoas com voz ativa para lutar pelos direitos da comunidade LGBT. “Precisamos trabalhar dentro e fora de Canoas para levar mais conscientização à população e acabar com o preconceito”, afirma a Miss Diversidade. Para Lavínia, receber a faixa de Miss Trans é uma realização: “O concurso significa muito para mim, concorri em 2017 e fui a vice-miss, então, com a vitória vou buscar ainda mais o empoderamento de travestis e transsexuais, quero lutar pela nossa bandeira”. O Mister Diversidade comenta que o mais difícil é responder as perguntas. “A gente se prepara muito, principalmente para a oratória. Receber essa faixa é o resultado de muito trabalho e dedicação”, completa Lucas. Na ocasião, ainda foi realizada uma homenagem à Federação Afro Umbandista e Espiritualista do Rio Grande do Sul (Fauers) e ao Battel Force, vôlei LGBT de Canoas. Xandy Mattos e Eni Ferreira receberam a honraria de embaixador e embaixatriz da Diversidade, respectivamente. O evento é uma iniciativa da Diretoria das Políticas das Diversidade e Comunidades Tradicionais, vinculada à secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Participação Social (SMDHPS), em parceria com o Conselho LGBT de Canoas.


segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Encontro de Coros chega em sua 10ª edição na Casa de Cultura

Coro anfitrião abriu a atividade


ESTEIO.
A boa música tomou conta do auditório da Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya na noite de 09 de novembro, durante o Encontro de Coros de Esteio, que chegou a sua 10ª edição. O Jubileu de Estanho do evento contou com apresentação do Coral Municipal da cidade anfitriã e organizadores da atividade, do Coro Municipal de Ivoti, e dos esteienses Coro Vozes do Coração e Coral Amigos do Sul. No repertório, músicas de vários estilos e idiomas.
Antes das apresentações, o prefeito Leonardo Pascoal fez uma rápida saudação agradecendo a presença do público e dos corais participantes. Pascoal elogiou o Coral Municipal e a secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) pela organização da atividade. “Eles prepararam este evento com muito carinho, para que vocês possam desfrutar desta noite agradável, tanto do ponto de vista do clima quanto pelas apresentações que virão aqui no palco”, afirmou. O prefeito aproveitou para destacar que Esteio realiza muitos eventos ao longo do ano e que somente em 2019 mais de 115 mil pessoas já participaram das atividades culturais promovidas pela Administração Municipal.

INVESTIMENTOS - “Isso é algo que nos deixa muito feliz, porque investir em cultura é investir em qualidade de vida das pessoas também”, frisou. Pascoal também lembrou que a Casa de Cultura completou 25 anos em setembro, que o espaço foi revitalizado pela atual gestão e que em breve será instalado o sistema de climatização do auditório.
Titular da pasta, Rafael Figliero também agradeceu a presença do público e dos corais. “A gente acompanha o carinho e a dedicação com que o nosso coro de Esteio organiza essa atividade. Que tenhamos uma noite regada a muita música de qualidade. Nós que acompanhamos os ensaios do nosso Coro sabemos que eles estão preparadíssimos para se apresentar para vocês, assim como os outros grupos convidados”, disse.
Coro de Ivoti foi uma das presenças no enconto

Capoeiristas participaram do evento
Depois das falas, foi a vez da cantoria. A primeira apresentação foi com os anfitriões. O Coro Municipal de Esteio, com regência de Renato Donini, iniciou com “Que Diós te Bendiga” e encerrou com “Berimbau”, que teve participação do Grupo de Capoeira Camboará e do percussionista Marquinhos Molinari
O segundo grupo a subir no palco foi o Coro Municipal de Ivoti, regido pelo maestro Natálio dos Santos e com um repertório que foi de “Prece ao Vento” a “Te Quiero”.
Em seguida, foi a vez do Coral Vozes do Coração, ligado à Paróquia Sagrado Coração de Maria. Sob a regência do maestro Tanilo Daniel da Silva, os cantores começaram a apresentação com “O Homem do Pala Branco” e encerraram com “Ave, Maria”, música com a participação do Coral Amigos do Sul, outro grupo regido por Tanilo, que já ficou no palco para encerrar a noite de apresentações com a clássica “Os Homens de Preto”.
FOTOS: Djalma Correa Pacheco/Divulgação/PME

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Escritor visita a Escola Alfredo Juliano


SAPUCAIA DO SUL.
A sala de vídeo da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Juliano parecia sediar uma exposição no dia 07 de novembro. Nas paredes, os estudantes de 1º ao 5º ano expuseram os trabalhos feitos em sala de aula, todos referentes às obras do escritor sapucaiense Eliandro Rocha, como A Ponte, Amigo Secreto e Escola de Príncipes Encantados. O local também foi sede de uma conversa com o autor, que estudou na escola, e pôde contar aos alunos um pouco sobre sua história.
A atividade fez parte da programação da Semana Literária de Sapucaia do Sul. Eliandro falou sobre o sentimento especial de visitar a antiga escola, além de contar como surgiu a inspiração para cada livro escrito, e como alguns deles cruzaram as fronteiras do país, sendo publicados até na China. “Se as pessoas não leem, os livros deixam de existir, os autores deixam de existir. Continuem lendo para que eu exista”, disse, destacando a importância da leitura. O autor também pediu aos alunos que valorizassem os professores. “Se não fosse por uma professora, eu não estaria aqui hoje. Por trás de cada profissão, sempre há um professor”, comenta o escritor.
Encontro contou com a participação de alunos e professores
FOTO: Pedro de Brito/Divulgação/PMSS


sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Liga Feminina de Combate ao Câncer realiza caminhada rosa no Centro


ESTEIO. 
Uma das últimas atividades do Outubro Rosa em Esteio foi a caminhada, organizada pelas voluntárias da Liga Feminina de Combate ao Câncer (LFCC). O evento ocorreu no dia 26 de outubro, com a concentração no espaço coberto da Rua Garibaldi, ao lado da sede social do Clube Aliança. As ‘vitoriosas’ percorreram um trecho da Avenida Presidente Vargas e da Rua Padre Felipe. Para deixar a festa mais animada ocorreu a apresentação de kangoo, da Academia Happiness, como também de dança, do grupo da Paula Matte. Aconteceu um aulão de ginástica com a professora Márcia. Estiveram presentes alguns integrantes do Corpo de Bombeiros do município. A presidente da Liga é Magela Lindner Formiga e a vice, Carmen Lúcia. Desde o dia 1º de novembro, a entidade também esta engajada na campanha Novembro Azul, em relação a prevenção do câncer de próstata, nos homens. Estão previstas também diversas ações durante o mês.

Voluntárias, pacientes e colaboradores
FOTO: Divulgação

Goleiro do Internacional de POA realiza sonho de menino esteiense


ESTEIO/ SEGURANÇA.
A Brigada Militar de Esteio através do Proerd em parceria com o Sport Club Internacional realizou recentemente o sonho do pequeno Davi, de cinco anos. Ele pediu para os pais que como presente de aniversário seria a entrada em campo junto ao seu ídolo goleiro Marcelo Lomba.  Prontamente após o contato entre as instituições, o atleta enviou um vídeo convidando Davi para entrar em campo.  O Davi participou do jogo na noite de 31 de outubro entre o Internacional e Atlhético Paranaense no Estádio Beira-Rio pelo Campeonato Brasileiro.  O Batalhão esteiense agradece a parceria por realizado o sonho do garoto. O responsável pelo Proerd Esteio é o soldado Machado.


Davi recebendo o abraço do goleiro
FOTO: Divulgação/BM