terça-feira, 17 de março de 2020

Esteio anuncia medidas para coibir o Coronavírus

                                               
As ações foram comunicadas durante uma transmissão numa rede social                

ESTEIO
Em uma transmissão ao vivo pela sua página no Facebook, o prefeito Leonardo Pascoal divulgou no final da manhã de 16 de maio, as medidas que serão adotadas em Esteio para que se evite a proliferação do novo coronavírus (Covid-19) na cidade. Pascoal estava acompanhado na transmissão pela secretária da Saúde, Ana Boll.
O prefeito disse que as ações são necessárias, mas que a população não precisa criar pânico, uma vez que Esteio não tem nenhum caso confirmado e que é preciso ficar atento com as informações recebidas. “Cabe ressaltar que, desde a chegada do coronavírus aqui no nosso país, a gente vem monitorando diariamente a situação na nossa cidade junto à Secretaria Estadual da Saúde e Ministério da Saúde. A gente trata com as informações corretas e num momento em que há muitas fakenews e boatarias espalhadas por aí, é muito importante buscar orientações nos canais corretos, como a página da Prefeitura, da Secretaria da Saúde e Ministério da Saúde”, destacou. “Não é o momento de se criar pânico, mas de adotarmos medidas que possam contribuir para que não tenhamos tanto problema com essa doença”, frisou.
Secretária
Secretária de Saúde, Ana Boll e o prefeito, Leonardo Pascoal
FOTO: Divulgação/PME
No início da transmissão, Ana Boll deu uma série de orientações sobre como evitar a transmissão do vírus. Depois, ela informou que todas as unidades da rede municipal de Saúde estão preparadas para prestar esclarecimentos e encaminhar atendimento para possíveis casos. A secretária afirmou que se a pessoa tem sintomas da doença pode ligar para o telefone 3459-4723. Se ela fizer parte do grupo de riscos, uma equipe da SMS vai até a casa do paciente coletar materiais para o exame, que serão enviados ao Laboratório Central do Estado (Lacen), que está realizando os testes. “Não procurem a emergência hospitalar. O Hospital é local para pessoas que estejam em estado mais grave”, solicitou.

Decreto Municipal

O Decreto Municipal Nº 6.535 estabeleceu a suspensão das atividades no Centro do Idoso e de outras atividades recreativas voltadas a este público organizada pela Prefeitura ou em espaços públicos municipais. Também estão suspensos os eventos culturais, esportivos e de outras naturezas organizados pela Prefeitura ou realizados em espaços do Município.
Além disso, o Decreto prevê a liberação de repasses complementares do Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola (PMDDE) às unidades escolares para compra de itens de higienização, determina a aquisição de produtos de higiene para uso nas unidades de atendimento à população, restringe as visitas a pacientes internados no Hospital São Camilo (uma hora por paciente, e uma visita por vez) e determina que sejam preparados leitos com isolamento e ventilação mecânica no Hospital para receber pessoas infectadas com o novo coronavírus. As aulas na rede municipal, por enquanto, não precisam ser suspensas.
Cancelamento de viagens e eventos
Também foram canceladas todas as viagens de funcionários públicos e de outros agentes e determinada que os servidores devem comunicar à chefia qualquer viagem turística para locais de risco, definidos pelas organizações de saúde, entre outras ações. O decreto também determina a criação de um Comité formado pelo prefeito, secretária municipal da Saúde e outros profissionais da área que se reunirá permanentemente para a definição de ações para prevenção e enfrentamento da doença. O primeiro encontro foi realizado no início da tarde.


Telefone e e-mail
O telefone 3459-4723 e o e-mail 
esteiocoronavirusinfo@gmail.com foram criados para que sejam sanadas dúvidas em relação à doença e também comunicado possível caso de coronavírus.

Capacitação
A Secretaria de Saúde reforça o alerta à população sobre a importância dos cuidados com a prevenção da doença. Medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo e evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas contribuem para evitar a contaminação.
Agentes da SMS e da Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio (Hospital São Camilo) participaram de capacitação sobre a doença promovida pelo governo estadual para gestores, agentes e representantes dos hospitais da região metropolitana. Durante o encontro foram apresentados os dados de casos mundiais e nacionais da contaminação, bem como o Plano Estadual de Contingência da doença.

Sintomas e orientações
A doença chamada de coronavírus é uma família de vírus que causa infecções respiratórias. O novo agente do vírus foi descoberto ao final de dezembro de 2019, após registros confirmados na China e em outros países. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria dos infectados com o novo coronavírus desenvolve sintomas semelhantes aos da gripe e cerca de 20% progride para doenças mais graves, como pneumonia e insuficiência respiratória. As investigações sobre o novo vírus ainda estão em andamento, mas a transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: espirro, tosse, gotículas de saliva, contato pessoal próximo ou por objetos ou superfícies contaminadas.

Formas de prevenção
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas
- Evitar o contato com pessoas doentes
- Ficar em casa quando estiver doente
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência

Nenhum comentário:

Postar um comentário