segunda-feira, 25 de março de 2019

Cervejarias artesanais tomam conta da Rua Coberta

ESTEIO - O público lotou o 1º Encontro de Cervejeiros de Esteio que aconteceu no dia 23 de março, no espaço coberto da Rua Garibaldi, no Centro. Os participantes puderam matar a sede e experimentar diferentes tipos da bebida, das mais suaves, como as Pilsens, às mais “amargas”, como as Stouts, entre tantas outras variedades oferecidas nos 12 estandes de venda da principal atração da festa. No final da tarde, o prefeito Leonardo Pascoal foi ao evento e conversou com comerciantes e compradores. Outras autoridades locais também prestigiaram o evento.Além das cervejas, quem foi  ao evento pode assistir às apresentações musicais de Gilson Loss (Banda Lokos d´Bira), Dona Laura e Carine Cunha.
O 1° Encontro de Cervejeiros de Esteio – Ideias de Negócios no Mercado de Cerveja Artesanal, organizado pela secretaria de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo (SMCTE), contou ainda com foodtrucks, com expositores de equipamentos e de serviços voltados às empresas cervejeiras e estande do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com orientações para microempreendedores estruturarem seus negócios.
Cervejeiros mostraram o potencial existente na região 
FOTO: Gabriel Rodzinski/Divulgação/PME

sexta-feira, 22 de março de 2019

Proibida a venda e o comércio de canudos de plástico

ESTEIO - A partir de 20 de março, os estabelecimentos comerciais  de Esteio terão de 18 meses para se adequarem à Lei Municipal, de autoria do vereador Euclides Castro, que proíbe a distribuição e a venda de canudos plásticos descartáveis em estabelecimentos comerciais na cidade. A  lei visa sensibilizar a comunidade, mobilizar empresas, governos e sociedade para tratar a poluição plástica, que possui impactos ambientais, gerados na produção, no consumo e no descarte. A nova regra, não se aplica aos casos de atendimento de pessoas com deficiência ou que estejam impossibilitadas temporariamente de sorver líquido sem a utilização de canudos. Os dois textos preveem multa para quem descumprir a determinação. "Como se sabe, o plástico é altamente poluidor e contaminador de rios, lagos, oceanos e praias. Contribuir para que o problema não se agrave foi o grande incentivador para que se fizesse a legislação. Trata-se mais um passo importante de responsabilidade ambiental com objetivo de preservar o meio ambiente para a presente e futuras gerações. Sem dúvida há muito que precisa ser feito, mas toda maratona começa com um primeiro passo", garantiu o autor da matéria.

quinta-feira, 21 de março de 2019

Ex-presidente Michel Temer é preso em São Paulo

PAÍS - O ex-presidente Michel Temer foi preso preventivamente, na manhã de 21 de março, em São Paulo. A informação foi confirmada por fontes da Polícia Federal. Temer foi levado para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, de onde segue para o Rio de Janeiro. No Rio, fará exame de corpo de delito e será encaminhado para a sede da instituição. O ex-ministro de Minas e Energia da administração emedebista Moreira Franco também foi preso por agentes da PF. As prisões foram determinadas pelo juiz federal Marcelo Bretas, titular da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, responsável pelas ações de desdobramento da Operação Lava Jato. A Operação Descontaminação investiga desvios na Eletronuclear. Ao todo, foram expedidos oito mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária e 24 de busca e apreensão no Rio de Janeiro, em São Paulo, no Paraná e Distrito Federal.

Ex-presidente da República foi levado para o Rio de Janeiro
FOTO: Marco Correa/PR/ Divulgação

De acordo com nota da PF, "a investigação decorre de elementos colhidos nas Operações Radioatividade, Pripyat e Irmandade, deflagradas anteriormente e, notadamente, em razão de colaboração premiada firmada pela Polícia Federal. Filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Temer assumiu a Presidência da República em maio de 2016, depois do processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Ao longo de sua trajetória política, Temer foi presidente da Câmara dos Deputados, secretário da Segurança Pública e procurador-geral do estado de São Paulo.

PARTIDO LAMENTA A PRISÃO

O MDB lamenta a postura dada da Justiça à revelia do andamento de um inquérito em que foi demonstrado que não há irregularidade por parte de Temer e do ex-ministro Moreira Franco. O MDB espera que a Justiça restabeleça as liberdades individuais, a presunção de inocência, o direito ao contraditório e o direito de defesa.

DEFESA DO EX-MINISTRO

Em nota, a defesa de Moreira Franco manifestou "inconformidade com o decreto de prisão cautelar". Para os advogados, a medida não é necessária, pois ele "encontra-se em lugar sabido, manifestou estar à disposição nas investigações em curso, prestou depoimentos e se defendeu por escrito quando necessário".A defesa diz que a ordem de prisão "causa estranheza" por ser de um juiz "cuja competência não se encontra ainda firmada, em procedimento desconhecido até aqui".

fonte: Agência EBC

quarta-feira, 20 de março de 2019

Agência do Sine de Esteio em novo endereço

ESTEIO - Desde  o dia 14 de março, os atendimentos da agência do Sine de Esteio são realizados em uma sala dentro do prédio da Prefeitura, localizado na Rua Engenheiro Henner de Souza Nunes, 150. O acesso é pela entrada da secretaria  de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17 horas.
A medida é consequência de um termo de cooperação assinado entre o Município e o Governo do Estado. No local, são oferecidos serviços como anúncio de vagas de empregos e encaminhamento do seguro-desemprego. A confecção de Carteira de Trabalho e Previdência (CTPS) está temporariamente suspensa, devido a problemas nos equipamentos para emissão do documento. 
Inauguração oficial será no dia 27 de março, a partir das 10 horas
FOTO: Eduardo Baratto Leonardi/ Divulgação/PME
A inauguração oficial da nova sede da agência está prevista para o dia 27 de março, às 10 horas. A ideia é que, neste dia, empresas estejam no local oferecendo vagas. Além disso, no mesmo dia, também serão promovidas palestras com assuntos relacionados às mulheres e o mercado de trabalho, em função da passagem, em 8 de março. Às 14 horas, a coordenadora da FGTAS/Sine Esteio, Suéllen Viegas Pereira, fala sobre “Mulher e os desafios do mundo do trabalho”; na sequência, às 15 horas, a psicóloga Bianca Pillon e a advogada Jéssica Barbosa Vidal de Negreiros abordam o tema “Violência contra a mulher: identificação de relações tóxicas no ambiente familiar e de trabalho”.

Colégio José Loureiro da Silva adere ao projeto de turno integral para o Ensino Médio

ESTADO - O Colégio José Loureiro da Silva, de Esteio está desde 2018 mantendo o turno integral para os estudantes do Ensino Médio. Neste ano, mais nove escolas instituições também aderiram ao programa. As instituições se somam às outras doze que são mantidas com recursos provenientes do Ministério da Educação (MEC).
A iniciativa, que vai beneficiar 2,5 mil estudantes, terá o repasse de R$ 8,5 milhões para a aquisição de equipamentos (laboratórios, material esportivo, além das adequações de espaços), formações de professores e projetos pedagógicos.
De acordo com o secretário da Educação, Faisal Karam, a preocupação, no primeiro momento, é que ocorra uma implantação eficaz do programa, para depois haver maior número de adesões.
“Este é um processo que necessita de uma fase de maturação. As adesões dependem muito do que cada comunidade escolar quer. Acreditamos que com o sucesso da iniciativa, posteriormente mais escolas se interessarão em participar”, afirma.

Presidente do Sicoob Valcredi fará palestra na Acise

ESTEIO - O presidente do Sicoob Valcredi Sul, Antônio Abílio Mantovani estará em Esteio, no dia 21 de março, onde fará uma palestra, durante a reunião - almoço, promovida pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio (Acise) e entre outros parceiros, a partir do meio dia. O encontro será no auditório Dante Bettanin e tem capacidade para aproximadamente 90 pessoas. Na oportunidade também, o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal também irá apresentar um relatório de 2018 sobre sua gestão a frente do Executivo Municipal. Mais informações pelo telefone (51) 3473-0123. A Acise fica localizada na Rua Gravataí, 49, Centro. 

terça-feira, 19 de março de 2019

CUFA oferece aulas de boxe para mulheres

ESTEIO - A Central Única das Favelas (CUFA) de Esteio está oferecendo para as mulheres a prática de boxe feminino. 
Segundo o responsável, Abílio Mendes, trata-se de uma ação social da entidade, que visa  oportunizar as mulheres que não tem condição financeira de pagar uma academia, que sofreram ou sofrem qualquer tipo de violência possam de defender, além de praticar uma atividade física. "No local também é possível se socializar e formar novas amizades", disse Mendes. Ele salientou que as mulheres podem conhecer a arte da luta, bem como somente praticar ou vir até competir no futuro.
Abílio Mendes é presidente da CUFA Esteio,  técnico de boxe vinculado a Federação Gaúcha de Boxe (FGB). 
Além do boxe, as participantes tem acesso a nutricionista e psicólogo. Todos atuam de maneira voluntário. As aulas são realizadas na Rua Henrique de Paula Silveira,  13, Santo Inácio, em Esteio. AS aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 18h às 19h30. Mais informações pelo telefone 993257910.

Muamba agita o Centro de Esteio

ESTEIO - A Liga das Escola de Samba e Blocos de Esteio (Liesbe), com o apoio da Prefeitura, promoveu o segundo ensaio técnico das escolas de samba do Município. A tradicional Muamba ocorreu na Rua Garibaldi e contou com a presença das escolas de samba Mocidade, Negritude, Styllus e Unidos do Viradouro. A festa contou, também, com uma “palhinha” de Vini Machado e Emerson Dias, interpretes da escola de samba carioca Acadêmicos do Salgueiro. O prefeito Leonardo Pascoal e o secretário  de Cultura, Esporte e Lazer, Rafael Figliero, participaram do evento.
RESISTÊNCIA DA COMUNIDADE

O Rei Momo da corte de Esteio, Marco Aurélio Bica, comentou que a festa promove a união social. “O carnaval de Esteio é, acima de tudo, sobre resistência e pessoas. Essas, que estão trabalhando para que essa grande noite aconteça, merecem nosso reconhecimento. Que seja uma noite de muita festa e representação”, disse Bica.
A programação do carnaval esteiense encerra-se no dia 06 de abril com o desfile das escolas de samba e blocos, que será realizado no Parque de Exposições Assis Brasil, a partir das 21 horas.
Ensaio técnico aconteceu no espaço coberto da Rua Garibaldi
FOTO: Ingrid Kasper/Divulgação/PME

Sindha implementa “Mensalidade Empresarial”

ECONOMIA - Uma forma simplificada de contribuir e que garante direitos, por meio das ações de representatividade, além de serviços que influenciam diretamente o fluxo de caixa dos estabelecimentos. Essa passa a ser a realidade das empresas da gastronomia e hotelaria associadasao Sindha - Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região e SHPOA - Sindicato de Hotéis de Porto Alegre, com a “Mensalidade Empresarial”. A contribuição reafirma a união da categoria e estabelece uma rede de apoio para as conquistas e consequente evolução do setor.
“Esse é mais um passo dado em busca da reinvenção e inovação frente aos desafios da nova realidade do país. Fomos em busca de uma cobrança que se adequasse às especificidades de cada estabelecimento, tudo feito com muito cuidado e transparência, na intenção de facilitar a vida de cada empresário”, explica o presidente do Sindha, Henry Chmelnitsky.

CONTRIBUIÇÃO ESPONTÂNEA
Fundamentada legalmente, a Mensalidade Empresarial é uma contribuição espontânea, calculada com base no número de colaboradores de cada empresa, com valor previamente informado e que dá acesso a convênios de diversas áreas e à extensa lista de serviços do Sindicato, passando por assessoria jurídica e cursos exclusivos de qualificação profissional.
“Além de todos os produtos que o Sindha oferece para colaborar na real transformação dos negócios, um dos bens mais valiosos pode não ser palpável, mas tem extrema valia para o pequeno, o médio e o grande empreendedor, chama-se representatividade. Somos uma categoria proativa que se posiciona, oferece soluções para a cidade, e essa construção tem, inevitavelmente, um pouco de cada empresário”, destaca Chmelnitsky.

NOVAS REGRAS
Em 2018, o Sindicato foi pioneiro na criação da Contribuição Empresarial Simplificada (CES), estabelecendo uma nova contribuição frente ao contexto pós Reforma Trabalhista. A Mensalidade Empresarial 2019 é a evolução da CES, apresentando nomenclatura simplificada e coerência com a natureza associativa e, portanto, facultativa, com vencimento no dia 15 de cada mês. Mais informações podem ser obtidas no site www.sindha.org.br, na guia “Contribuições”.

sexta-feira, 15 de março de 2019

Hospital São Camilo é contemplado com uma emenda parlamentar de R$ 300 mil

ESTEIO - O vereador Luiz Duarte (PT), além do assessor parlamentar do deputado federal Henrique Fontana (PT), entregaram na tarde de 14 de março, ao diretor administrativo do Hospital São Camilo, Gerson Cutruneo,  o ofício da Câmara de Deputados informando a emenda parlamentar de R$ 300 mil destinada à fundação. O recurso, a pedido do vereador Duarte, deverá ser disponibilizado ainda nas próximas semanas. A emenda será utilizada para a estruturação de unidades de atenção especializada em saúde, será destinada a aquisição de equipamentos e materiais permanentes do São Camilo, nas áreas do centro obstétrico, bloco cirúrgico e na UTI/CTI.  
Para o administrador, a verba é bem-vinda. "Todos os recursos destinados ao hospital são de extrema importância", pontuou.
Entrega do documento aconteceu na Casa de Saúde
FOTO: Divulgação
Cutruneo também falou que os recursos resultados da pactuação com o governo do estado estão atrasados e que ainda não chegou a verba referente aos meses de janeiro  e fevereiro. "Desde 2017 recebemos somente através de ação de bloqueio", disse. Já do governo federal, segundo ele, o repasse é de R$ 13 milhões e do município, R$ 30 milhões. "Quem acaba dando suporte ao hospital é o município, que fica com a fatia menor do retorno dos impostos", assegurou.

Sala Lilás será instalada no prédio da DP

ESTEIO - A Delegacia de Polícia de Esteio deve receber, em breve, uma Sala Lilás, espaço criado para prestar atendimento especializado e humanizado às mulheres vítimas de violência física e sexual. A informação é do delegado de Policia Regional de Canoas, Mario Souza, em encontro realizado na manhã de 15 de março, na delegacia, com as vereadoras integrantes  da Procuradoria Especial da Mulher, Fernanda Fernandes (PP) e Rute Pereira(MDB). As vereadoras solicitaram ao delegado uma atenção especial à delegacia, em relação ao número de servidores e sobre o atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência/agressão. Conforme Fernanda, Esteio precisa de um ambiente diferenciado e apropriado às mulheres. “É importante a oportunidade de falar com tranquilidade e dignidade sobre os problemas enfrentados. Não podem ficar expostas durante o atendimento ”, disse.
Rute Pereira, Mario Souza e Fernanda Fernandes
FOTO: Divulgação/CME
Segundo o delegado, a  medida deve ser estendida para todas as delegacias do estado. "É uma ação, em curto prazo, mas de extrema necessidade. Será preciso mexer na estrutura do prédio e também o acerto com a Prefeitura ou Câmara, para a cedência de estagiário de ensino superior para realizar o primeiro atendimento às vítimas. Também será preciso uma parceira para aquisição da tinta lilás", disse. Souza ainda destacou a importância da divulgação dos Registros Online disponibilizados no portal da Civil. "Basta acessar o site da Polícia Civil onde podem ser registradas ocorrências de perda ou localização de objetos, celulares e/ou documentos anteriormente perdidos ou furtados, de acidentes de trânsito sem vítimas e dos crimes de furto, ofensa, maus-tratos aos animais e perturbação, de forma gratuita", explicou. Souza colocou-se à disposição da Procuradoria para a auxiliar nas necessidades da cidade em termos de segurança. Nesta semana, as vereadoras também visitaram  a chefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, delegada Nadine Farias Anflor, levando um oficio solicitando melhorias no atendimento às mulheres vítimas de violência em Esteio. 

Seminário Claretiano será palco do Saint Patrick's Day

ESTEIO - Uma tradição de origem irlandesa será lembrada no dia 17 de março, em Esteio. Pelo terceiro ano consecutivo, o Seminário Claretiano, situado na Rua Padre Roberval Laperrer, s/nº- Parque Claret será palco do Saint Patrick's Day (Dia de São Patrício). A entrada é gratuita, mas a organização pede a doação de um quilo de alimento não perecível ou de ração animal, que serão doados para entidades assistenciais do município.
Além do tradicional chope verde que marca festas de São Patrício ao redor do mundo, o evento,  que ocorre das 15h às 22 horas, contará com food trucks e apresentações de Dom Diego e das bandas Mazah, Rudboys e Jack Blues. Quem não quiser perder o Grenal, que começa às 19h, poderá assistir à partida em um telão. Espaços de saúde, beleza, kids, moda esportiva e moda sustentável também serão atrações da festa promovida pelo produtor cultural esteiense Fábio Moitão com apoio da Prefeitura Municipal.

quinta-feira, 14 de março de 2019

Mulheres são agraciadas com honraria pelo Legislativo esteiense

ESTEIO - A Câmara de Vereadores de Esteio homenageou na noite de 12 de março, diversas personalidades femininas, em ato solene, pelo Dia Internacional da Mulher. As homenageadas, ao todo 19,  foram indicadas pelos vereadores, Prefeitura, Delegacia de Polícia, Apae, Brigada Militar, Hospital São Camilo, Conselho Municipal da Mulher Corpo de Bombeiros e Brigada Militar. A atividade, conduzida pelo presidente da Câmara, Euclides Castro (PP), é de iniciativa das vereadoras Fernanda Fernandes (PP) e Rute Pereira (MDB), e  fez parte da Semana da Mulher de Esteio. A abertura do evento ficou por conta da Orquestra Municipal de Esteio e da cantora Jullye Pruss, acompanhada do professor Jovani Alves, do Conservatório Musical Carlos Gomes.
Em seus discursos, as vereadoras proponentes destacaram a importância em reconhecer o trabalho da mulher em diversas frentes, especialmente nas comunidades mais carentes. Fernanda Fernandes ressaltou a necessidade de se criarem políticas públicas que visem a inclusão e a valorização  da mulher no mercado´de trabalho. "É um grande prazer todos os anos propormos tal homenagem em reconhecimento à importância da mulher", ressaltou Fernanda. Já Rute Pereira disse que a mulher "é o baluarte do lar". 
OPORTUNIDADES
Em sua fala, o prefeito Leonardo Pascoal afirmou que sempre é um privilégio participar do tradicional ato comemorativo e que as homenageadas da noite representam muito bem as mulheres de Esteio, do Estado e do Pais. “Eu acredito que as mulheres não precisam de cotas, não precisam de privilégios, não precisam de quaisquer benefícios diferentes de outros cidadãos. As mulheres apenas precisam ter oportunidades iguais aos demais, precisam ter possibilidade de desempenharem suas funções no âmbito e no campo que desejarem para, assim, poderem ocupar seus espaços pelos seus méritos e seus talentos”, afirmou.  Cada uma das mulheres recebeu uma honraria da Câmara de Vereadores. 
Honraria foi entregue na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer
FOTO: Terezinha Bobsin/Divulgação/ CME
Confira a lista:
Stella Marli Vignochi; Lilian Gomes; Milene Broch, Elisa Webber;  Evanir Lima; Maria de Lurdes Fagundes da Silva; Tatiana Tanara; Mariza Iracet; Daiane Flores; Vanessa Borda; Clauria Bugs; Juliana Zanini; Leticia Mentz cabeda; Vera Lúcia da Silva; Mirela Nunes; Maria de Paula e Aliche Grechhi.

Trio é preso com fuzil em Sapucaia do Sul

POLÍCIA - Três homens foram presos, por porte ilegal de arma de fogo, em Sapucaia do Sul. A prisão aconteceu na tarde do dia 13 de março. 
Segundo informações do 33º Batalhão de Polícia Militar (BPM), a guarnição que atendeu a ocorrência apreendeu um rifle calibre 22, um fuzil, munições e um colete balístico. 


segunda-feira, 11 de março de 2019

Parque Assis Brasil será palco de remate de cavalo

ESTEIO - No dia 15 de março, o Tatersall do Cavalo Crioulo no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, será o palco do leilão que une dois criatórios de destaque na raça. As cabanhas das Figueiras, de Triunfo, e Niazzi, de São Gabriel, se juntam em um evento, que inicia às 21 horas, e vai ofertar 40 lotes de exemplares de Cavalos Crioulos. O leilão está a cargo da Trajano Silva Remates.Conforme o leiloeiro e diretor do escritório, Marcelo Silva, o remate marcará os 30 anos da cabanha das Figueiras, que tem Vitor Inácio Volkweiss como titular. Destaca que o criatório mantém uma criação baseada em um acasalamentos com a utilização do garanhão BT Delantero além de animais com o sangue Santa Edwiges. "
Evento terá início às 21 horas
FOTO: JG Martini/Divulgação
Este ano comemorando os 30 anos, a cabanha está se desfazendo de algumas éguas mães que só ocorre em uma ocasião destas. É uma oferta diferenciada em um momento histórico, que trará animais com muito capricho e boa apresentação", observa.
Sobre a Niazzi, Silva salienta que o criatório vem investindo na raça Crioula com muito critério, formando uma das manadas mais importantes do Rio Grande do Sul, por meio da liderança do criador Tiago Antoniazzi. "A Niazzi é mais eclética na seleção que faz. Tem como seu grande destaque o garanhão Niazzi Improviso, multicampeão nas pistas e que vem trazendo resultados".

Câmara de Esteio sedia exposição sobre a história do trabalho da mulher

ESTEIO - A exposição itinerante História do Trabalho da Mulher está  aberta para visitação de 11 a 15 de março, no saguão da Câmara de Vereadores de Esteio. A mostra, organizada pela Seção de Memorial da Câmara de Porto Alegre, faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, que contará com o ato solene, a ser realizado no dia 12, às 19h30min, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer. A exposição narra, em 20 banners, a construção feminina no universo laboral. Conforme o memorial, as telas são dividida em quatro linhas de evolução e iniciam com a descrição das mulheres trabalhadoras no espaço privado, a casa; até os locais públicos, a rua. "Com isso, são contadas as carreiras de camponesas, quitandeiras, lavadeiras, costureiras, eletricitárias, operárias, tecelãs, enfermeiras, professoras, telefonistas, secretárias e, inclusive, as de escritoras, artistas e guerreiras políticas", conta o integrante do Memorial, Bruno Martins.

EVOLUÇÃO
 A metodologia utilizada para a realização da exposição levou em conta quatro linhas de evolução do horizonte feminino, desde o século XIX, até os dias atuais. Um dos aspectos da mostra foi revelar as condições de trabalho enfrentadas às vésperas da Revolução Industrial, tais como condições socioeconômicas e culturais.
A primeira parte, Da casa à rua, revela como atividades já desenvolvidas pela mulher, no lar, se transformaram em fonte de renda para a sobrevivência. A segunda, intitulada Colarinho branco, aponta as atividades desenvolvidas por elas no setor de serviços. Já a terceira, chamada de Mundos do trabalho, apresenta as características do trabalho feminino no sistema fabril. E a última parte, nomeada A conquista do mundo, revela a ascensão delas em atividades do sistema de artes e da cultura, antes possível aos homens.
A visitação, com entrada gratuita, será de segunda a sexta-feira, das 9h  às 18h30min. A Câmara fica na Rua 24 de Agosto, 535, Centro - Esteio. 
Trabalhos estão expostos no saguão da Câmara
FOTO: Divulgação/CME

Municípios dão a largada para o recadastramento biométrico

LITORAL - A partir de 11 de março, eleitores de cinco municípios do litoral Norte  estão convocados para a revisão do eleitorado, através do recadastramento biométrico. Devem comparecer ao cartório eleitoral os eleitores de Capão da Canoa, Imbé, Osório, Santo Antonio da Patrulha e Torres.Desde outubro de 2015 todo o eleitor do Rio Grande do Sul que procura a Justiça Eleitoral para fazer o seu alistamento, revisar seus dados ou mudar seu domicílio, tem seus dados biométricos coletados.Além desse recadastramento regular, que acontece sempre que o eleitor espontaneamente procura atendimento, também está sendo utilizado, para concluir o processo de coletas dos dados biométricos em determinados municípios, o mecanismo de revisão do eleitorado. Nesses casos o TRE define um período em que o eleitor é obrigado a comparecer sob pena de ter seu título cancelado. Em 426 municípios este processo foi concluído.No litoral Norte, a maioria dos municípios já completou esta revisão, faltando apenas seis. Nesta mesma data, outras cidades de outras regiões do Estado deram a largada para o recadastramento. O prazo final é 11 de março de 2020. 

Parceria com o Correio do Imbé

Calendário com início e data final

Capão da Canoa – de 11/03/2019 à 11/03/2020

Imbé – de 11/03/2019 à 13/11/2019Osório – de 11/03/2019 à 11/12/2019Santo Antonio da Patrulha – de 11/03/2019 à 11/12/2019Torres – de 11/03/2019 à 13/11/2019



 

sexta-feira, 1 de março de 2019

Hospitais da região são contemplados com recursos

ESTADO - Os hospitais públicos municipais do Rio Grande do Sul foram contemplados no dia 01 de março, com R$ 16 milhões em suas contas bancárias. O repasse de recursos do Tesouro do Estado para 29 instituições ocorreu no final da tarde de 28 de fevereiro, pela Secretaria da Saúde, cumprindo anúncio feito pelo governador Eduardo Leite durante a Assembleia de Verão da Famur. Com essa medida, o governo do Estado atende os hospitais que, por serem públicos, não podem acessar o empréstimo disponível no Banrisul, no montante de R$ 100 milhões, por intermédio do Funafir (Fundo de Apoio Financeiro e de Recuperação dos Hospitais Privados, Sem Fins Lucrativos e Hospitais Públicos). A linha de crédito contempla outros 116 hospitais filantrópicos e santas casas, com juros pagos pelo governo estadual.

FORNECEDORES
Verba vai ajudar a amenizar problemas nas Casas de Saúde
FOTO: Karine Viana/ Divulgação/Palácio Piratini
Também em março, o Estado prevê pagar os R$ 41,5 milhões devidos aos municípios na área da Saúde, referente a 100% do passivo de janeiro. "Não vamos descansar enquanto não colocarmos em dia os compromissos com a Saúde", anunciou o governador.
O atual governo herdou um passivo de R$ 1,1 bilhão na área da Saúde, devido a municípios, hospitais e fornecedores de medicamentos. Deste total, R$ 488 milhões estão empenhados. A intenção é quitar essa dívida em 36 parcelas, com data de início ainda não definida. Outros R$ 640 milhões sequer estão empenhados e devem passar por uma análise de viabilidade de orçamento. Entre os hospitais beneficiados estão a Fundação de Saúde Pública São Camilo, de Esteio; Fundação de Saúde Pública Getúlio Vargas, de Sapucaia do Sul; Centenário, de São Leopoldo, Tramandaí e de Porto Alegre. 

Missa campal foi uma das atrações da passagem de 64 anos de Esteio

ESTEIO - Uma tradição marcou o 64º aniversário de Esteio, comemorado no dia 28 de fevereiro. Pelo 19 ano consecutivo, a Rua 28 de Fevereiro, no Parque Amador, recebeu uma missa campal. A celebração religiosa foi presidida pelo padre Fernando Glucklich Pietranera, pároco da Paróquia Imaculado Coração de Maria. Cerca de 200 pessoas prestigiaram a atividade na via cujo nome homenageia a data de emancipação esteiense.
A celebração religiosa terminou com o tradicional ‘Parabéns à Você’, com a letra adaptada para atividades da igreja católica.

FESTA COM VÁRIAS ATRAÇÕES

O ponto alto dos festejos da emancipação de Esteio, que começaram no dia 23 de fevereiro, com o 5º Esteio da Poesia Gaúcha e 1º Esteio do Amanhã, realizado no Seminário Claretiano. No dia 09 de março, com uma grande festa no Parque Galvany Guedes. A principal atração do evento, que começa às 16 horas e terá entrada franca, será o cantor Léo Pain. 
Religiosos que celebraram a missa campal
FOTOS: Djalma Corrêa Pacheco/ Divulgação/PME
Além de Léo Pain, a festa no Galvany Guedes terá show com o cantor canoense Rodrigo Ferrari. Tradição nas festas de aniversário de Esteio, as atrações locais ficarão a cargo das bandas Velhos Vícious e Dona Laura e do cantor Patrick Martins.
O evento, organizado pela Prefeitura de Esteio através da secretaria e Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), terá patrocínio total do Grupo In Betta. 

Inscrições para a 36ª Expoargs já estão abertas


ESTADO - As inscrições para a 36ª Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul (Expoargs), que ocorrerá simultaneamente à Expointer, iniciam no dia 1º de março. A maior feira de artesanato gaúcho será realizada de 24 de agosto a 1º de setembro de 2019, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O evento promovido pelo Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) contará com 118 estandes para exposição e venda de produtos artesanais. O edital está disponível. Artesãos com Carteira de Artesão expedida pelo PGA dentro do prazo de validade podem se inscrever para divulgar e comercializar suas peças na Expoargs. As inscrições podem ser efetuadas até 30 de abril, na Casa do Artesão de Porto Alegre, que fica localizada na  Avenida Júlio de Castilhos, 144, de segunda até sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h; ou, no interior do estado, nas Agências FGTAS/Sine. Os endereços e horários de funcionamento das unidades estão disponíveis no site da FGTAS. Também serão recebidas inscrições por e-mail, através do envio da ficha de inscrição disponível no edital, devidamente preenchida, e dos documentos exigidos para o endereço artesanato@fgtas.rs.gov.br, com o assunto “36ª Expoargs”. No corpo do e-mail é preciso informar o nome completo do interessado.

TRIAGEM
Evento  é realizado durante a Expointer, em Esteio
FOTO:  Divulgação/Palácio Piratini
Em Porto Alegre, a triagem ocorrerá de 2 a 8 de maio, conforme o número da inscrição recebida, das 9h às 11h30. As peças poderão ser retiradas, no mesmo dia, das 16h30 às 17h30. Já no interior do estado, as triagens ocorrerão de 9 a 24 de maio, conforme cronograma abaixo, das 9h às 12h. No dia 19 de junho, será divulgada a lista contendo os nomes dos artesãos pré-selecionados por ordem de classificação. A lista definitiva será divulgada no dia 27 de junho, a partir das 10h, pelos telefones (51) 3226-3055 e 3226-6137.