quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Moradores da Vila Pedreira são contemplados com a regularização fundiária

Uma das moradoras da localidade recebendo o documento
Foto: Cristiane Franco/ Divulgação/PME

A entrega das 253 matrículas de propriedade dos terrenos da Vila Pedreira aconteceu no dia 27 de dezembro, em Esteio, foi regada por muita emoção. Gente que nem nascida era quando a vila foi formada, ou quando a luta pela regularização fundiária da comunidade teve início, chorou ao dizer que o sonho agora era realidade. Uma batalha da comunidade que foi ganhando parcerias. Algumas sérias, outras nem tanto, mas que no final das contas, resultou na legalização da moradia de muitas famílias, a maioria delas que está na comunidade desde a sua fundação.
 “É uma alegria para Administração Municipal de Esteio realizar essa cerimônia de entrega das certidões de matrícula dos 253 lotes da Vila Pedreira. Reconhecemos a importância desse momento e o que ele representa, bem como a participação de tantas pessoas que se dedicaram para que esse sonho pudesse se realizar”, disse o prefeito Leonardo Pascoal. “Enquanto gestores, nos cabe definir prioridades, pois são muitas as demandas, e dar a estrutura e o respaldo necessário para que essas prioridades possam ser levadas adiante e se concretizarem. E foi o que fizemos aqui: definimos no ano passado que a regularização da Vila Pedreira estaria dentro do nosso Acordo de Resultados para 2018. Que chegaríamos ao final do ano com a primeira vila do nosso município totalmente regularizada”. Pascoal destacou que o trabalho foi árduo para que fossem contempladas todas as etapas, respeitando a burocracia existente para a regularização fundiária para um espaço do tamanho da Vila Pedreira e com a complexidade que a área possui. “Estamos aqui hoje para comemorar essa conquista que é de todos vocês. As equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMDUH) abraçaram esse projeto como prioritário para o Município e conseguimos. Em todos os momentos fomos muito transparentes, mostrando as limitações e dificuldades, mas acima de tudo, sabíamos o que iríamos fazer, pois queríamos fazer e nos comprometemos com todos, de forma pública, na frente de toda a comunidade”, disse. O prefeito lembrou que muitos duvidaram, mas com legitimidade, diante de tantas frustrações que a comunidade sofreu ao longo de mais de 25 anos. “Essa conquista é o resultado de uma união de esforços. Todos que acreditaram se envolveram e conseguimos. O parcelamento da dívida de IPTU se deu graças a vocês, que aceitaram o desafio. Sem isso, nenhum esforço seria possível”. Destacou ainda o trabalho das arquitetas Solange Presa e Viviane Poletto (SMDUH), bem como o do presidente da associação de moradores, Gilberto Giliard da Silva. “A vida da gente é movida a desafios. Virão outros no decorrer do tempo. Mas agora vocês sabem que o lugar onde vocês moram é de sua propriedade”, finalizou. 

Para o titular da SMDUH, Marcelo Kohlrausch, a entrega das matrículas encerra uma etapa difícil, mas compensadora. “Na minha vida pública, eu já me emocionei várias vezes, mas hoje eu estou especialmente emocionado e agradeço por me proporcionarem fazer parte da realização desse sonho de vocês, que é a conquista da propriedade da casa de vocês. Este ato hoje é de várias mãos, de vários governos, mas tivemos a hombridade de assumir um compromisso com vocês e realizar o que desejavam”, disse Marcelo. 

EMOÇÃO -  Para o presidente da Associação de Moradores da Vila Pedreira, Gilberto Giliard da Silva, a emoção resume a conquista. “Agora já podemos sonhar com outra coisa. Pois este sonho da regularização, que a comunidade tinha antes mesmo de eu nascer, já foi realizado. Não poderíamos ter um ano novo melhor do que esse, com o documento de posse da nossa casa em mãos. Eu prometi que não ia chorar, mas é muito difícil”, disse, encerrando sua fala, agradecendo a toda a comunidade pelo engajamento. 

PIONEIRA - Fundadora da Associação, Renita Maria Rodrigues mora na Pedreira há 60 anos, desde a sua fundação. A partir da sua iniciativa, de criar a entidade e de ir atrás da aquisição da área, foi que o processo de regularização fundiária começou. “Foram anos de luta, de muitas frustrações, mas hoje estamos aqui, com nossa certidão nas mãos. É uma alegria que não podemos medir. Todos aqui, fazem parte dessa conquista”, afirmou. A ação de regularização da comunidade foi coordenada pela SMDUH e contou com a ajuda da Associação dos Moradores da Pedreira, responsável por ajudar no contato com os donos dos lotes regularizados e suporte na organização dos documentos. Em outubro, a SMDUH apresentou o projeto urbanístico com a descrição de cada lote. Com a regularização dos imóveis, há a valorização dos locais, dando segurança na posse e também facilitando para possíveis vendas ou financiamento para melhorias.
 A Vila Pedreira conta com 343 lotes ou terrenos em uma área de 52.293m² e é uma das primeiras comunidades do Município, formada antes mesmo da emancipação. Os imóveis na faixa de domínio da BR-116 e dos trilhos do trem não estão incluso no projeto de regularização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário